Respondendo a ambos:

> Pessoal,
>
> Usar o digest ou não é uma questão de gosto, mas acho que tanto para
> quem usa digest quanto para quem não usa esta conversa está se
> alongando demais.
>
> Enquanto os moderadores da lista não definirem um padrão para que
> todos sigam acho aconselhavel que vocês continuem em pvt para que os
> demais membros da lista se concentrem em ler os e-mails de quem
> [...]
Bruno, eu discordo de você:
- O assunto não se alongou demais porque poucas pessoas se dignaram a
participar da discussão. Talvez por não interessar a elas, mas o fato é que
o assunto é pertinente à lista e pelo visto, o fato de alguns utilizarem o
digest está incomodando a outros.
- Continuar em pvt por que? Não vejo motivo pra isso, porque além do assunto
ser pertinente, ainda não houve solução pra ele. Além disso, por que um
assunto deve permanecer em pvt se ele é de interesse de todos aqueles que
utilizam a ferramenta, e também dos que se sentem incomodados por ela?
Ninguém está se agredindo, ou levantou um flame, é uma discussão saudável e
as conclusões poderiam melhorar a lista. Não entendi seu ponto de vista.
- Quem precisa de ajuda nessa lista também usa os e-mails dela (digest ou
não). Saber usar as ferramentas para não ter sua atenção chamada por
"bagunçar a lista", é uma questão pertinente a eles também. Já vi muito
novato usando o digest nessa lista no passado.

Me desculpe, mas se alguém não levantar esse assunto, sempre vai ter gente
tendo sua atenção chamada *em público*, nunca em *pvt*, de que está
"bagunçando a lista". Agora, se o assunto não interessa à lista, eu me calo
e peço a quem está incomodado com o digest que faça o mesmo.

> dos

CR, o fato é o seguinte: há algum tempo atrás, houve um flame nessa lista,
do qual fiz questão de não participar, e algumas pessoas começaram a
solicitar a intervenção dos administradores. Se não me engano, tinha um cara
que estava postando perguntas somente para "zoar" com a turma. Se não me
engano também, a administração levou um tempo enorme para aparecer e, me
parece que, uma ou algumas pessoas foram designadas para ajudarem como
administradores "backup", se me permitem a piada.

Esse assunto diz respeito diretamente a quem administra a lista, e não vi
nenhum deles se manifestar sobre o assunto até agora. Portanto, fico
pensando que, ou a lista não tem administradores, ou eles não lêem as
mensagens, ou não sabem como a lista funciona (do ponto de vista de
configuração e utilização das feramentas disponíveis), ou simplesmente não
se interessam pelo que "é melhor para a lista", como você disse, o que seria
uma lástima.

Abraço a todos.

Paulo de Souza Lima
Curitiba - PR