Ola pessoal

Eu estou dando aula de programação numa escola técnica.

E me passou pela cabeça de incentivar os alunos a usar o linux(ubuntu) da
seguinte forma:

Começar uma "distro" educacional -> isso é, baixar o codigo fonte, compilar,
criar uma iso, instalar nas maquinas deles e etc

Eu como professor tenho que estar na frente, então pergunto: vocês me
indicam algum site, apostila, blog para eu amadurecer a idéia

Eu procurei na lista mas não achei nada, não sei se alguem ja levantou essa
questão aqui.

Qualquer indicação é bem vinda :-)

Abraços, Emanuel