Em 13 de agosto de 2010 00:00, Emanuel Moraes <ejs...@gmail.com> escreveu:

> E me passou pela cabeça de incentivar os alunos a usar o linux(ubuntu) da
> seguinte forma:
>
> Começar uma "distro" educacional -> isso é, baixar o codigo fonte,
> compilar,
> criar uma iso, instalar nas maquinas deles e etc

Então digo logo que essa é a pior coisa que você pode querer fazer.

Preparar uma distribuição inteira requer muito conhecimento técnico, e
requer que você se dedique quase 100% a isso. Mesmo assim, já existem várias
outras distribuições, muitas delas voltadas ao ensino. A sua iniciativa
seria uma duplicação de esforços.

Pense que em vez de você ter o trabalho sozinho e ficar procurando quem pode
te ajudar, você pode se juntar a outros professores que já estão trabalhando
em um projeto existente e de sucesso.

Para finalizar, deixo duas dicas:
Edubuntu - http://edubuntu.org/ - Distribuição "irmã" do Ubuntu, caminha
junto com a versão GNOME.
Linux Educacional - http://linuxeducacional.com/ - Mantida pelo Ministério
da Educação, não lembro se é baseada no Debian ou no Ubuntu, mas é usada em
várias escolas das redes estaduais.

Instale as duas, teste na sua máquina e veja qual vai te atender melhor.
Procure as pessoas que usam essas distribuições (nos próprios sites delas) e
troque experiências. Você encontrará muitos professores e muitas ideias
legais.

--
Humberto Xis
http://lixaonerd.wordpress.com