Olá! Acredito que tu terá, sim, que formatar.
Quanto ao particionamento, eu utilizo /, swap e /home.... para no caso de
futuras formatações o "trabalho" ser ainda menor.
Eu sugiro 5gb ~ 10gb para o /.... Já para a swap, se tu tiver menos de 1gb
de memória ram, coloque 2x sua ram de swap, se tiver 1gb ou mais de memória
ram, coloque 1gb de swap. O resto é o seu /home!
Espero ter ajudado!

Abraços e bom final de semana.

Gustavo Gattino
user Linux #481711