Em 12 de julho de 2011 11:26, neth...@logbin.net <neth...@logbin.net>escreveu:

> Mais rápidos não, até onde sei.
> Uso CFs como HDs há bastante tempo e tenho redução sinificativa de
> velocidade quando sobrescrevo arquivos ou realizo transferências de maior
> volume.
> Hoje, em vez de sobrescrever arquivos, deleto primeiro os antigos para
> depois colar os novos, o que dá uma melhora no tempo utilizado e faço
> transferências parciais, nunca em grande volume.
> Pelo que sei a velocidade independe da controladora, é específica do flash.
> Não sei se houveram melhoras em relação a isto, mas seria bom dar uma
> [...]
Desculpe, mas esta informação não é exata .

CFs não são iguais a SSDs, estes últimos são bem mais rápidos !

Mas em relação aos HDs mecânicos, depende de qual HD !

Por exemplo, em relação a um WD Raptor de 300GB que eu tenho, os SSDs ganham
no seek time ( já que eles não tem cabeças para serem movidas, obviamente o
seek time é sempre 0  ) mas as taxas de trassferências são menores que o
Raptor !

Mas eu já ví em catalogos ( mas ainda não tive nenhum em minhas mãos ) que
estes novos modêlos SSD SATA3 da OCZ tem taxas de tranferência bem maiores
que os Raptors .

Porém, se vc comparar com HDs mais comuns, como os Caviar da WD, aí a
vantagem é bem maior ...

Qto ao consumo, a diferença é sim GRITANTE, porém o HD não é o único
componente que consome energia em um notebook, o tempo de uso da bateria vai
depender bastante de como ele é usado ...

Fábio Rabelo