Então, como eu havia falado antes, a instalação do Ubuntu 11.04 no Notebook
DELL XPS L502X é 100% perfeita, inclusive encontrei nos repositórios
oficiais do Ubuntu pacotes para criarem um Recover semelhante ao que vem
para Windows, ainda não testei para ver se funciona, mas é provavel que sim.
Alguns detalhes agora começam a aparecer, por exemplo,  estou tentando
resolver o porque da placa NVIDIA não estar aceitando um segundo monitor.

Tentei drivers mais recentes do repositório ppa:xorg-edgers/ppa, mesmo assim
insistem em não funcionar com o segundo monitor.
Em algumas páginas pesquisadas relata-se que isso é um problema com o kernel
vs a nova interface grafica do Ubuntu e devo atualizar o kernel para 2.6.39.

Ainda outros casos relatam o uso de um programa  que nem conhecia chamado
"bumblebee" que vai resolver o meu problema :
https://github.com/MrMEEE/bumblebee

Vou experimentar e depois comento sobre o assunto.

Tambem existe a possibilidade de não estar funcionando corretamente porque
estou usando um kernel-pae para que um i386 possa usufruir dos 8GB de RAM,
se o "bumblebee" não funcionar vou experimentar uma nova instalação limpa
usando kernel amd64.

Se houver mais alguma coisa comento com vocês.