Por enquanto não deu.
Vou virtualizando o Ubuntu no Windows, até que encontre um kernel atualizado
para o Ubuntu ou a próxima versão 11.10.
Embora tudo funcione, o aspecto de usar apenas um único monitor me incomoda,
gosto de usar 2 !
O principal problema é que essa máquina tem controladora de vídeo hibrida,
uma Intel e outra NVIDIA e isso aparentemente traz irregularidades do modo
acpi que simplesmente destrona uma das saídas de vídeo. Eu até gostaria de
desativar o ACPI para fazer um teste, mas a DELL fez o favor de remover esta
opção da BIOS.

Sim, é uma senhora máquina.
Este problema de vídeo hibrido tá bombando nas páginas do Google e o
diagnóstico ou solução está em desativar acpi ou usar versões mais recentes
do kernel.
Mais tarde vou tentar um livecd do Ubuntu 11.10 e vê se isso realmente
estará corrigido.

[]'s a todos.