Pessoal,

Alguém por aqui poderia me dar uma ajuda, eu instalei o 11.04/AMD64 numa
partição única ocupando todo o HD, tentei fazer duas partições durante a
instalação mas a coisa é bem diferente do ambiente DOS/Windows com a
qual estou acostumado e eu acabei vencido pelo cansaço.

Pesquisando por aí eu encontrei um programa chamado Gparted para fazer
isso. A minha dúvida é se ele é seguro para eu dividir esse HD em duas
partições, reduzindo o tamanho da partição atual onde o Ubuntu está
instalado e criando uma partição de dados, em fat32, para poder ser lida
tanto pelo Ubuntu quanto pelo Windows, mas sem que a instalação atual do
Ubuntu seja danificada pois está funcionando tudo redondinho e não quero
correr o risco de ter que instalar tudo a partir do zero novamente.

Enfim, o Gparted é capaz de redimensionar e criar partições sem
danificar dados? Vocês recomendam algum outro para fazer isso?

Grato!

Pedro Mac