Pô, acabo de descobrir que o Gparted é o particionador de disco que vem
no CD de instalação do Ubuntu, é isso mesmo? Poxa, perdi um tempão com
ele e não consegui criar duas partições durante a instalação, eu criava
as duas, selecionava uma delas para boot, mas ainda assim ele dava uma
mensagem de erro que não deixava a instalação prosseguir, e eu não
consegui descobrir o que era.