Bom dia Pedro,

O GParted é confiável sim para redimensionamento, porém você vai ter
problemas com o outro sistema operacional, pois ele aceita ser inicializável
APENAS em partições primárias. Se você criar uma extendida não vai conseguir
rodar nela.

Eu já até imagino o problema que aconteceu com você, e vou te dar umas
dicas.

A partição bootável na verdade não é a *"/boot"*, ela apenas contém
informações de boot e as configurações do Grub. A partição inicializável
mesmo é a *"/"*. Essa que faltou você configurar. Ela é como se fosse o C:
do Windows, é onde fica o sistema operacional inteiro, e como você não a
configurou, o gparted não permitiu você prosseguir pois não tinha onde o
instalador colocar os arquivos do Ubuntu. Ela é o requisito mínimo para a
instalação do Ubuntu e de qualquer outro sistema operacional Linux. Sem ela
não prossegue mesmo.

Particularmente, eu divido meu HD em 4 partições:

1. /
2. /boot
3. /home
4. swap

Ainda podem ser feitas outras partições para outros fins, mas,
domesticamente falando, não é necessário.

A partição "/" eu deixo com 20Gb, não pelo sistema em si, mas pode ser que
eu precise utilizar muitos arquivos temporários.

A /boot deixo separada por conveniência.

A /home, que contém meus arquivos, mantenho separada também, por que se
preciso formatar o / e instalar o sistema novamente, ela não é afetada. Não
perco nem meus arquivos nem minhas configurações.

A swap é quase que obrigatória, em especial se seu computador tem pouca
memória ram (abaixo de 4Gb). Mas se for acima disso pode ser dispensável.

Agora, com relação à partição de compartilhamento entre arquivos Windows e
Ubuntu, você pode manter como NTFS ou FAT32, você escolhe. Eu prefiro NTFS,
por causa da sua segurança. Hoje o Linux trabalha bem com ela. E você ainda
pode deixar suas pastas de downloads, músicas, documentos do Ubuntu linkadas
com as suas pastas nestas partições, assim você terá algo mais automatizado,
e não vai precisar ficar copiando arquivos do /home para a partição Windows.

Então é isso. Qualquer dúvida estamos aí.

Abraços