Oi Zandre
Parabéns pelo relato, favoritei o mesmo.
Eu tenho optado por me manter nas versões LTS do Ubuntu
Só não permaneci na época do 8.04LTS por conta suporte ao Flash ainda ser
problemático na época, mas no Ubuntu 10.04LTS estou seguindo firme nele até
a próxima versão LTS do Ubuntu, a 12.04 (Precise Pangolin)

Tenho conversado muito com colegas do fórum do Ubuntu, tanto , lá como pelo
Google+, como por email sobre vários aspectos, principalmente o Unity e o
Gnome 3 / Gnome Shell. E temos feito certas previsões. Vamos a uns fatos

O Unity foi uma saída achada pela Canonical para passar essa transição do
Gnome 2 para o Gnome 3, sendo versátil seu uso nos dois ambientes e também
no QT4, mas o fato dele ser agregado ao bugado Compiz, traz preocupações. O
Compiz, não acompanha mais o Gnome3.

Particularmente, não gosto dessas interfaces Unity e Gnome Shell para
desktop, mas vejo que isso já é fruto da influência dos tablets no mercado;
e todos estão seguindo tal tendência, até a Microsoft como seu Windows 8.

Sobre o Gnome Shell, tenho acompanhado vídeos e notícias sobre ele, e ando
mudando um pouco meu conceito sobre ele, que desde o início pendeu mais para
o Unity. Ele está amadurecendo, e passando a ter mais funções que tanto nos
acostumamos no Gnome 2.

Então penso que o Ubuntu 12.04LTS tende a lucrar e muito quando sair com o
estado de desenvolvimento do Gnome 3 / Gnome Shell. Daí quem sabe o futuro
do Unity passar a ficar seriamente ameaçado dentro do próprio Ubuntu.

É por ai
Ricardo