2011/10/8 Ricardo Borges <rjb...@gmail.com>:
> Oi Zandre

    Ôlas Ricardo, obrigado pelo retorno. Ôlas Comunidade.

> O Unity foi uma saída achada pela Canonical para passar essa transição do
> Gnome 2 para o Gnome 3, sendo versátil seu uso nos dois ambientes e também
> no QT4, mas o fato dele ser agregado ao bugado Compiz, traz preocupações. O
> Compiz, não acompanha mais o Gnome3.

    É. Ando prestando mais atenção ao fato do Compiz não fazer parte
de nenhum projeto "Main". O Gnome 3 foi para o Mutter. O KDE utiliza o
Kwin. Ficou o Ubuntu então para manter o Unity, Compiz, Software
Center, etc.

> Particularmente, não gosto dessas interfaces Unity e Gnome Shell para
> desktop, mas vejo que isso já é fruto da influência dos tablets no mercado;
> e todos estão seguindo tal tendência, até a Microsoft como seu Windows 8.

    Pois é. Uma interface para qualquer dispositivo. Num cenário de
monitor grande iria com o Gnome-Shell. Porém em um pequeno iria com
Unity. Ou minha melhor opção atualmente: KDE. Onde consigo mudar
rapidamente entre estes dois pontos.

> Sobre o Gnome Shell, tenho acompanhado vídeos e notícias sobre ele, e ando
> mudando um pouco meu conceito sobre ele, que desde o início pendeu mais para
> o Unity. Ele está amadurecendo, e passando a ter mais funções que tanto nos
> acostumamos no Gnome 2.

    No Gnome-Shell gosto muito de como esta ficando fácil instalar
extensões. Mas creio ainda ser tudo muito novo para vermos como este
processo se fixará. Porque as "API" do Unity estão publicadas.

> Então penso que o Ubuntu 12.04LTS tende a lucrar e muito quando sair com o
> estado de desenvolvimento do Gnome 3 / Gnome Shell. Daí quem sabe o futuro
> do Unity passar a ficar seriamente ameaçado dentro do próprio Ubuntu.

    Quem vai dizer será o mercado e a comunidade. Mas estou
tendencioso a concordar com você.

> É por ai
> Ricardo

-- []s