Bom dia a todos.
Zandré, só para complementar:

As atualizações do dia 17 e 18/10 resolveram quase todos os problemas que eu tinha com o Ubuntu 11.10. Bluetooth, Nautilus, Compiz, Barra do Unity, Xserver, Banshee, Central de Programas, Totem..... tudo funcionando como um relógio.

Fiz uma nova instalação, dessa vez usando:

Placa mãe Via PC3000 ( Processador soldado na placa de 1.6 Ghz)
01 GB de RAM DDR II
Monitor de CRT 17 pol. LG Flatron
Disco IDE Maxtor de 80 GB.

Como eu esperava, não funciona o Unity 3D, somente o 2D (video onboard --> P4M800 Pro). Instalação padrão somente com o aplicativo Stoq instalado, e a maquina roda redondinha, rápida, sem nenhum problema aparente (claro, depois de se atualizar o sistema).

Meus cumprimentos.
Anderson