Pedro, toda opinião, sugestão, reclamação quando digna e sempre bem vinda e acima de tudo respeitável, como a sua aqui exposta, mas por estes mesmos princípios vou deixar a minha (opinião), também me deparo com este tipo de problema, um recurso que sai e não aparece mais tão facilmente, um aplicativo que deixa de existir, um procedimento etc, mas também outros surgem que me surpreende. O outro SO, se bem que, na minha opinião melhorou muito, repito, na minha opinião, quando começou a copiar coisas de outros SO's, principalmente do Linux, pode passar 20 anos que Vc terá lá a onde clicar e mostrar a área de trabalho, por exemplo. É bom? È. Mas na pratica isso prova o quanto não mudam, só melhora quando copia e assim mesmo com certo atraso e menos qualidade. Particularmente prefiro manter uma boa briga com o Linux do que uma luta inglória com outros SO's, agora na minha opinião também, pois assumo a culpa das mesmas, se Vc hoje optar por ficar com o Ubuntu 11.04 e, vamos supor que o Ubuntu já estivesse na versão 50.12 LTS, ainda assim seria melhor do que os outros SO's atualizados da época. Qualquer coisa estamos por aí, eu particulamente sou mais defensor do Linux, acima de tudo por um conceito de Liberdade, que é uma das coisas mais importantes da vida, do que conhecedor que possa orientar alguém por aqui, mas independente disso tem muita gente boa que dá conta do recado aqui neste sentido, por isso estou nesta lista ha mais ou menos dois anos e com Linux mais de 12. abraços - mario