O lançador do Unity é muito mais largo que o painel superior da gnome
classic, e pelo fato de estar na vertical possui muitíssimo menos espaço
que teria se fosse posicionado na horizontal (obviamente, considerando o
uso de um monitor widescreen na posição landscape, que cobre a
esmagadora maioria de usuários dos dias de hoje, acredito eu) portanto
cabe muito menos ícones de aplicativos nele do que no painel superior da
gnome classic, e este ainda inclui os três menus principais
(Aplications, Places, System), relógio, calendário, ícones de som,
video, rede...

Se incluirem a opção de escolha de posicionamento do lançador do Unity,
redimensionamento da sua largura e opção de autorecolhimento, aparecendo
apenas ao encostar o mouse na extremidade da tela onde ele foi alocado,
eu até começaria a pensar em colocá-lo em produção um dia. Por enquanto
estou apenas utilizando esporadicamente, por curiosidade, quando tenho
tempo livre.

[ ]s
Pedro Mac