Não recebi a resposta do que te perguntei, mas vamos lá! Você instalou os pacotes adicionais de idioma? Só isto já deve ser o suficiente para resolver o seu problema. Se estiver usando o Ubuntu 11.10, pressione e solte a tecla Super(logotipo do windows) e digite "suporte a idiomas". Deve aparecer uma única opção, dó pressionar Enter que o programa irá aparecer e lhe informará se não tiver os pacotes de idioma para todos os programas e lhe oferecerá para instalá-los. Também pode abrir a "Central de programas do Ubuntu" e procurar e instalar o pacote libreoffice-l10n-pt-br.
Reinicie sua sessão e um destes passos deve resolver o seu problema.