Realmente, mudar de lado não resolveu o problema.

Mas no gnome-shell, 15 minutos com ele e tal problema não ocorre.
Lembrando que o problema não é carregar o programa e ele ir para numa
tela ou outra, é as subjanelas que tal programa vai abrir, este
deveria abrir onde o programa principal está. Não faz sentido carregar
o LibOffice na tela#1 e ao ir Arquivo->Abrir, a janela de dialogo de
seleção de arquivo ir parar na tela#2.

O unity é substancialmente melhor no gerenciamento de janelas, gostei
muito da barra superior ser usado como menu do meu aplicativo e criar
desktops virtuais para cada aplicativo maximizado e também arrastar
uma janela e ele maximizar conforme a area util disponivel. Mas o
lance de usar 2 monitores simultaneamente tá pegando.