blz!

aqui usamos squid (proxy) + squidguard (filter) + sarg (reports)
> além do ufw (firewall) e iptables (router)

o squidguard tem uma opção que permite criar regras por "tempo":

root@ubuntu:/# nano /etc/squid/squidGuard.conf
> time freehours {
>         weekly mtwhfa 12:00-14:00 17:00-19:00
> }

já que vamos ter que migrar do 10.04, estamos cogitando
virtualizar um ubuntu-server-x64 12.04 mas sabemos que
enfrentaremos dificuldades com o roteamento de pacotes
da máquina "real" para a "virutual".
?> tem certeza que você precisa virtualizar?