"perda de pacotes" não era exatamente o que eu queria dizer.
...a questão era reconfigurar o "ufw" e o "iptables".

se você vai virtualizar (nós preferimos kvm) vai encontrar pelo
menos dois probleminhas chatos de resolver... (eu acho!)

1) brigde
dependendo, você vai precisar de uma única placa de rede (eth0)
responder a dois IPs distintos, o 1o para o servidor real (host) e o
2o para a máquina virtual, então esteja preparado para estudar
"bridges", "alias" e "bond"...

root@ubuntu:/# nano /etc/network/interfaces
auto br0
iface br0 inet static
#auto bond0
#iface bond0 inet static
#auto eth0:1
#iface eth0:1 inet static

2o) virtualizar SWAP sobre NFS.

https://help.ubuntu.com/community/DisklessUbuntuHowto
http://paulfedora.wordpress.com/2010/06/18/adding-swap-over-nfs-for-koji-builders/

a questão aqui era abrir mão da performance pra não precisar fazer
backup da máquina de virtual com 7GB de tamanho + 8GB de swap.

         abraço!