Grande Chadel, o momento não é de descrença nem de desanimo. Estou há
dois dias reenviando esta mensagem do Amilcar (Caltech-MIT/Voting
Technology Projetct) para todas as listas de email que tenho,
especialmente para as de jornalistas, com pequena observação. Enquanto
nos EUA dois institutos sérios e de referência mundial chegam a
conclusão de que o voto eletrônico precisa ter tais e tais
características para ser confiável; no Brasil o TSE assina convênio com
a OEA para usar as 'urnas' eletronicas brasileiras - tecnicamente
risíveis no aspecto segurança do voto - no Paraguai. // Como muito bem
lembrou o nosso Benjamin Azevedo, depois de legalizar carros roubados no
Brasil, sobra para o Paraguai a triste missão de avalizar e legalizar as
máquinas de votar "100% seguras" do TSE...  Por isso, amigo Chadel, não
é momento de esmorecimento. O Caltech e o MIT estão referendando o que
você, Amilcar, Benjamin, Aris, Evandro, Marcio, Koch, Divino, Claudio
Rego e tantos outros técnicos independentes e sérios estão - há anos -
falando nesta lista de Internet. Não tenho a menor dúvida, Chadel, que
vocês vão mudar o processo eleitoral brasileiro. É questão de tempo. A
posição do TSE é insustentável para qualquer pessoa de bom senso
ínfimamente informada. Acabou a impunidade total dos que desrespeitam o
voto no Brasil - direito fundamental da cidadania. Não dá mais, acabou.
Graças a vocês e a pessoas que se somaram e se somam para
desinteressadamente ajudar. O Forum do Voto Eletronico, Chadel, já virou
referência no Brasil. Quer a turma que rouba votos - com a ajuda da
mídia e das "pesquisas" eleitorais - goste ou não. // Se vai dar para
mudar as coisas em 2002, sinceramente, não dá para saber - vivemos no
Brasil. Mas vamos à luta companheiro, o Brasil é um país maravilhoso e
surpreendente. E merece todo o nosso empenho.