Grande Mora:

Com certeza é um avanço. Mas longe de ser uma vitoria. Que a maquina precisa
fazer tudo isto que ela começa a fazer, todos nos - especialmente voces,
tecnicos - sabem há muito tempo que é necessário fazer. Imprimir o voto é
tão obvio que até quando a urna estava sendo planejada, como voce e Amilcar
nos relataram, isto estava mais do que previsto. Por "esperteza", sacanagem
em portugues claro, o pessoal do TSE detonou a impressão do voto em 98.
Ninguém prestou atençao para o detalhe, que prestasse. Como agora. Ontem FHC
assinou duas leis importantes - a do Codigo Civil e a da impressao do voto.
A agencia Estado, a primeira a divulgar a novidade, a divulgou ontem às
21h46m, hora em que as redações dos grandes jornais já estavam em regime de
segundo cliche, aqui no Brasil, portanto nenhum jornal de hoje daqui do
Brasil publicou a novidade. Só a radio CBN divulgou a noticia, e assim mesmo
errada: disse que todas as urnas imprimiriam o voto, que todos os programas
seriam conferidos pelos partidos. Nos sabemos que nada disso é verdade. A
desinforma'~ao, portanto, é geral. Outro detalhe: a lista dos lugares que
onde a urna imprimira o voto foi divulgada no dia 2 de janeiro, em cima do
feriado de Ano Novo. Quando todos os jornais estao fazendo balanço das
festas de Anovo Novo e, geralmente, nada acontece. Pois aconteceu. Portanto,
amigo Mora, está bem claro que tudo que essa turma quer é não badalar muito
o assunto, nao fazer muita marola. Na maciota divulgaram a questão e tenha
certeza, falo eu, o cara que conhece essa area, que assinar essa lei no
mesmo dia do Codigo Civil - que rola há mais de 10 anos no congresso - foi
um ato de esperteza. Uma coisa, o Codigo Civil, abafa a outra - a impressão
do voto. Nos prestamos atençao nisto, a população brasileira ainda nem
soube. Nao deu no jornal, nao deu na Tevê, a rádio que tocou no assunto -
falou errado.  Com um detalhe: impressão do voto acontecia em 96, e não era
lei. Ou era, aa luz da alteraçao que foi feita no Codigo Eleitoral, para que
as urnas eletronicas entrassem em cena. Pela lisura do processo. Pois esta
lisura, já que a impressão permite a recontagem, foi suprimida pelo TSE por
expediente interno do tribunal. Como tambem, por expediente interno, ele
decidiu que os eleitores de Brasilia, Maceio e Cuiaba - e mais 71 municipios
inexpressivos em termos do eleitorado brasileiro - é que contarão este ano
com voto impresso, voto auditável, voto fiscalizável. Um esbulho! Não quero
ser o chato da historia, Paulo Mora, não quero mesmo. Mas não tenho duvida
de que todas as sacanagens que estamos cansados de saber possiveis nas urnas
eletronicas estão aí, intactas, prontinhas para serem usadas. E esbulharem
mais uma vez a vontade eleitoral do povo brasileiro. Sou brizolista e vi,
anos seguidos, deselegerem Brizola e os candidatos do PDT. Agora é a vez do
PT. Do jeito que está, meu amigo, Lula está derrotado. Nao tenho a menor
duvida. E o povo brasileiro, mais uma vez, vai passar por burro. Por não
saber votar, por nao saber eleger. Coisa mais ou menos parecida com o que o
diretor do FMI disse, no dia em que a Argentina explodiu: a culpa é da
ARgentina, que não soube conduzir sua política. Eles, FMI, nada tem a ver
com isso. O mesmo, amigo Mora, essa canalha mais uma vez vai aplicar aos
milhões e milhoes de brasileiros: voces não sabem votar, aguentem. Já vi
FHC, mais de uma vez, encher a boca para dizer que tudo o que ele faz, faz
em nome do povo. Pois bem, do jeito que está, amigo Mora, Aecio Neves, Serra
e Roseana - não sei se a ordem é esta - vão cometer novas barbaridades
contra o Brasil e vão dizer que estão fazendo o que estiverem fazendo,
porque foram eleitos para tal. Não temos foguetes para soltar. E eu não
entreguei a rapadura porque acho que a luta continua. Como voce.

[EMAIL PROTECTED] gravada: