On Sun, 17 Feb 2002, Jefferson Abreu wrote:

> Nas eleições de 1998 o FHC foi "eleito" com 31% dos votos, mas quem ganhou
> "oficialmente" foram os votos brancos e nulos com 42%. Um órgão sério
> pesquisou secretamente, nos três dias antes, incluindo o da eleição, o FHC
> tinha só 8% de intenções de votos, os votos brancos nulos e indecisos
> somavam 25%, logo o "resultado" foi uma farsa. Dizem que voto em branco e
> nulo são "inválidos". Eu discordo, como já foi colocado por outros

Opiniao sobre as ultimas duas eleicoes, onde fui mesario em uma zona de
classe media alta de Porto Alegre:

A urna eletronica eh dificil de usar. Muita gente anula o voto sem
querer. Muita gente pede ajuda pro mesario, que nao pode ajudar, no maximo
indicar os passos para o eleitor. Ao se perguntar depois se o eleitor
conseguiu, ele diz: "nao sei, acho que nao". Alem disso, pelo numero de
cliques pressionados e pelo numero de votos nulos impressos pela urna no
fim da sessao, da pra ver isso. Se eh assim com gente instruida, imagina
nas regioes mais pobres.

Em suma, a urna nao so eh potencialmente fraudavel, como merece nota zero
no quesito usabilidade.

[]s

--
Roberto Jung Drebes <[EMAIL PROTECTED]>