Gente,

Esta lista precisa se informar melhor a analisar o que está acontecendo na
Venezuela.
Como eu disse, estou em viagem e tenho acesso restringido a Internet para
ficar garimpando noticias para repassar para a lista.

A recontagem dos votos impressos das 150 urnas de lá (como eu havia
anunciado) está acabando mas a oposição decidiu não aceitar o resultado nem
da recontagem (veja noticia do folha on-line abaixo)

Um dos argumentos da oposição para rejeitar a recontagem é que as regras
desta recontagem foram impostas pelo CNE e não se permitiu que a oposição
escolhesse as urnas/seções a recontar.

Eu não sei se este é verdade ou não, mas é fato que não pode caber ao CNE
estabelecer as regras de auditoria, repetindo o problema que ocorre aqui no
Brasil onde é o TSE é resolve o que como e quando fiscalizar.
(vejam meu artigo recente sobre acúmulo de poderes e trnasparência eleitoral
onde eu justamente abordo estr problema)

Um conceito muito elementar, que deveria inclusive ser colocado dentro do
projeto de lei do Helio Costa, é que QUALQUER PARTIDO PODE PEDIR A
RECONTAGEM DOS VOTOS IMPRESSOS DE QUALQUER URNA
QUE DESEJAR, não sendo necessário nem mesmo apresentar justificativa para
isto.
Aquela idéia de recontagem automática dos vota de 3% das urnas é válida, mas
além destas deve-se dar aos fiscais o poder de decidir que urnas fiscalizar.

Me parece que é este o problema que está ocorrendo na Venezuela. A mesma
arrogância dos administradores da eleição que difcultam até onde podem a
ação livre de fiscalização.

[ ]s
Amilcar Brunazo Filho

Folha On-line
20/08/2004 - 21h43
Venezuela permanece à espera de resultados de auditoria
da France Presse, em Caracas

Os venezuelanos se mantêm na expectativa, nesta sexta-feira, dos resultados
da auditoria sobre o referendo do mandato do presidente Hugo Chávez. No
referendo de domingo (15), ele saiu vitorioso, obtendo o aval dos
observadores internacionais, mas o resultado foi rejeitado pela oposição.

A previsão inicial era que a auditoria por amostragem fosse concluída ainda
hoje, mas autoridades disseram que o anúncio dos resultados pode ser feito
até amanhã.

Observadores do Centro Carter e da OEA (Organização dos Estados Americanos)
aprovaram a consulta popular do domingo, mas decidiram realizar uma
auditoria para responder às acusações de fraude feitas pela oposição, que se
recusou a acompanhar a recontagem aleatória de 150 seções eleitorais.

A CD (Coordenação Democrática), que reúne a oposição, denunciou que cerca de
25% das máquinas apresentaram falhas no software, de modo que registrassem
apenas um número máximo de votos.

O diretor do CNE (Conselho Nacional Eleitoral), Jorge Rodríguez, disse que
este tipo de fraude era impossível de acontecer, já que as máquinas estavam
programadas para parar de funcionar se qualquer pessoa tentasse adulterar o
software.

A porta-voz do Centro Carter, Jennifer McCoy, lamentou o boicote da oposição
à auditoria iniciada ontem, afirmando que qualquer alteração será
identificada neste processo.