On 5/9/07, Osvaldo Santana <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> [...]
>  > como privada) fica muito feliz com a criação da associação. No entanto,
>  > em conversas com diversos clientes e colaboradores, sentimos falta de
>  > algumas informações:
>
>  Vamos à essas informações...
>
>  >    - Porque a criação da associação não foi discutida publicamente na
>  >    lista python-brasil, já que existe uma comunidade sobre a plataforma?
>
>  Para que o ruído gerado por mais de 1500 vozes não viesse por destruir
>  a idéia. A associação foi criada nos mesmos moldes do site
>  PythonBrasil: alguém foi lá, fez e mostrou o resultado pronto para as

Bom Osvaldo, essa é uma opnião interessante e pessoal sua, porém como
a intenção da Associação é representar a tecnologia (as comunidades, e
não a pessoas, alem de outras coisas), o mínimo a ser feito é sim
divulgar na comunidade, que existia tal intenção/projeto. E não
aparecer com uma coisa pronta, sem consentimento algum de nenhuma das
comunidades, e seus participantes, em questão ... no melhor estilo
Zagallo.

Se fazer as coisas isoladamente fosse tão bom assim, a gente deixava
de colaborar com os softwares por ai e usava cada um o seu fork.

>  >    - Quando foi realizado o edital para convocação ao público da
>  >    assembléia geral de criação da associação?
>
>  Ainda não foi feito. Os cargos provisórios foram escolhidos para se
>  criar o estatuto da associação e ainda estamos aprendendo sob como
>  devemos proceder para termos a associação 100% oficializada.

Enfim, acho o caminho inverso, isso já deveria estar pronto na criação
da associação. Se vamos criar uma entidade com a intenção de que se
torne um órgão institucional, que respalda o uso da tecnologia do
nosso país, esse tipo de coisa é premissa básica.

E para mim a solução já vem com cara de solução caseira, começamos com
o pé esquerdo.

>  O Luciano Ramalho que será o presidente-fundador está praticamente se
>  graduando em Direito para entender como funciona o mecanismo todo.
>
>  >    - Onde está disponibilizado o estatuto social da associação (item
>  >    obrigatório e que deve ser discutido em assembléia) ?
>
>  As informações, quando estiverem prontas, serão colocadas em:

E quando vai ser isso Osvaldo? É necessário alguém com um perfil
específico, como um jornalista? Conheço alguns que nos ajudariam com
prazer.

>  http://associacao.pythonbrasil.com.br
>
>  Algumas informações já estão prontas para serem colocadas no ar e só
>  não estão lá porque estávamos tratando do lançamento da PyConBrasil 3
>  que vai acontecer entre os dias 30/ago e 1/set em Joinville. Demos
>  prioridade à PyConBrasil porque o cronograma estava bastante atrasado.
>
>  >    - Quais foram os critérios que levaram a seleção inicial dos membros
>  >    da Board? Não deveria existir um processo "democrático" para isso com
>  >    auxílio da comunidade?
>
>  Não. Não deveria porque democracia não funciona[1] em todos os lugares.

Comentei acima, uma opnião pessoal. Estamos falando da representação
de N pessoas, goste ou não (acredite ou não), elas vão sim fazer parte
deste processo.

>  Essa diretoria é provisória e foi formada apenas para que as coisas
>  andassem e ela é composta das pessoas que em um encontro informal
>  idealizaram a associação.
>
>  Está previsto no estatuto novas eleições depois de um período (que eu
>  não lembro qual é mas é menor do que um ano) para a escolha da
>  diretoria definitiva.

Pra mim mais uma informação que deveria estar definida desde o princípio.

>  > Todos sabemos que a propriedade deve ser respeitada, mas como software
>  > livre, todos nós temos uma parcela de propriedade. E a melhor forma de
>  > fazermos isso é democraticamente.
>
>  Não existe propriedade nem software nisso. Aliás a associação será
>  criada para promover e proteger a linguagem Python e tecnologias
>  relacionadas (Zope, Plone, Turbogears, Django, ...) sejam elas usadas
>  no desenvolvimento de Software Livre ou no desenvolvimento de software
>  proprietário.

Promover como? Proteger do que? A missão da Associação deve ser clara,
e discutida entre as comunidades.

>  A gente até pode colocar que somos favoráveis ao modelo de software
>  livre em nosso estatuto mas será só um discurso de intenções e não
>  algo que defenda esse modelo que precisa ser defendido pelas fundações
>  e associaçõs ligadas à FSF.
>
>  > Como muitas pessoas nos procuraram pedindo esclarecimentos à respeito,
>  > espero uma resposta sobre as perguntas acima.

Muitas mesmo, inclusive meu gtalk parecia uma arvore de natal ontem a tarde =)

>  Espero ter deixado claro a situação que se resume à:
>
>  1 - A associação ainda não está formalizada

E quando isto vai acontecer? Seremos informados?

>  2 - O processo de formalização será executado totalmente por um
>  pequeno grupo de pessoas

Mais uma vez, discordo!

>  3 - Esse grupo de pessoas não foi escolhido aleatoriamente muito menos
>  eleito. Ele foi formado porque individualmente todos manifestaram
>  interesse na criação desta associação.

Manifestaram esse interesse como? Se não foi divulgado em lugar algum?
Se estivesse sabendo também manifestaria interesse, e com certeza
muitos outros nomes de peso da comunidade Python também. Falo isso,
porque vi muitos nomes da comunidade que estão envolvidos diretamente
com PZP e poucos nomes da comunidade Python, Django e etc ... se é
provisória, menos mal então.

>  4 - Como a associação ainda não existe ela não conta com associados ou
>  com empresas parceiras

Veja seu texto abaixo Osvaldo[1]. Se não existir um respaldo maior (de
empresas sim, de associados também) para a Associação, vamos ter
braços curtos para fazermos coisas básicas como o estatudo da entidade
(realidade atual).

Se a forma de atuação vai ser baseada em pessoas com tempo livre,
corremos o grande risco de criar um nome e não uma entidade que faça o
respaldo institucional da tecnologia. E se não houver a intenção de
que empresas paguem o salário de algumas pessoas para que a coisa
ande, eu me pergunto: "quanto tempo livre tem o pessoal que está
montando a associação?". Me lembro de inúmeras vezes ler comentários
da maioria dos membros sobre tempo, ou melhor, a falta dele.

Então, na minha humilde opnião :), isso é um erro. Hoje quando ainda
não existe a instituição já somos lentos por falta de tempo dos
colaboradores, quando ela existir/crescer será diferente? Acredito que
existam pessoas interessadas em ajudar nas nossas listas/comunidades.

[1]
>  5 - As informações sobre estatuto e afins ainda não estão no site por
>  questões de falta de tempo (e da priorização na organização da
>  PyConBrasil)

Comentado acima.

>  6 - A diretoria atual é provisória e existirá um processo democrático
>  para a escolha da diretoria definitiva (aliás, algumas pessoas do
>  grupo atual pediram para se criar a associação para que elas pudessem
>  se desligar da comunidade sem que isso causasse estrago).

Para mim mais uma informação importante que nos falta, deveria estar
definida e publicada.

Para mim é inusitado que as dúvidas postadas na lista, mediante a uma
Associação deste porte sem muitas informações básicas, causem tanto
espanto.

>  > Obrigado e Longa vida a Associação Python Brasil :-)
>
>  Amém.

+1

[]'s!

>  Uma última curiosidade: A Associação Python Brasil iria se chamar
>  Fundação Python Brasil mas para podermos usar "Fundação" no nome
>  teríamos que cumprir com algumas exigência$ extremamente altas. Por
>  essa razão estamos "renomeando" para Associação Python Brasil.
>
>  Valeu,
>  Osvaldo
>
>  [1] http://pythonologia.org/2005/05/19/democracia-nao-funciona/
>
>  --