Rodrigo, Fábio e amigos das listas,

On 5/10/07, Rodrigo Castardo <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

>  Bom Osvaldo, essa é uma opnião interessante e pessoal sua, porém como
>  a intenção da Associação é representar a tecnologia (as comunidades, e
>  não a pessoas, alem de outras coisas), o mínimo a ser feito é sim
>  divulgar na comunidade, que existia tal intenção/projeto. E não
>  aparecer com uma coisa pronta, sem consentimento algum de nenhuma das
>  comunidades, e seus participantes, em questão ... no melhor estilo
>  Zagallo.

Acho que vale lembrar que a idéia de uma entidade que fosse uma
catalizadora de ações para divulgações das soluções e tecnologias
relacionadas ao Python não é, e nunca foi, nenhum segredo de estado.

Apenas como referência cito as primeiras conversas que remontam ao
FISL 6.0. Conversas que contaram com a presença de muitos desta
thread.

Nos últimos meses o que se fez foi a retomada daquele processo, com o
objetico de ganharmos o mínimo de expressão e conseguirmos fugir do
modelo: Um abnegado carrega um site/lista/evento nas costas.
Este processo não envolveu todos os membros das listas pois é
comprovado que isto não é o meio mais eficaz, mas se for analisado o
histórico da lista (principalmente a Python Brasil) se verá que o
Osvaldo já falou deste esforço no meio do segundo semestre do ano
passado -- ver a thread sobre as autorizações sobre uso de imagem dos
palestrantes das PyCons.

>  Se fazer as coisas isoladamente fosse tão bom assim, a gente deixava
>  de colaborar com os softwares por ai e usava cada um o seu fork.

Utilizando o mesmo sofisma, suponho que existam vários forks do
Python, do Zope e do Plone dado que as Fundações foram criadas sem a
nossa aprovação/consulta. Como não existem, fica claro que a linha
lógica adotada não se sustenta.

>  Enfim, acho o caminho inverso, isso já deveria estar pronto na criação
>  da associação. Se vamos criar uma entidade com a intenção de que se
>  torne um órgão institucional, que respalda o uso da tecnologia do
>  nosso país, esse tipo de coisa é premissa básica.

Este processo é lento e gradual. Vale lembrar que a FSF está no mesmo
estágio, ou talvez pouco mais avançada, do que nossa Associação.

>  E para mim a solução já vem com cara de solução caseira, começamos com
>  o pé esquerdo.

Discordo. Aliás, fazermos da maneira sugerida implicaria em um
processo ainda menos transparente.

>  E quando vai ser isso Osvaldo? É necessário alguém com um perfil
>  específico, como um jornalista? Conheço alguns que nos ajudariam com
>  prazer.

Rodrigo, sem dúvida toda ajuda, desde que voluntária, é extremamente
bem vinda! Por favor peça para entrarem em contato conosco!

O que mais precisamos no momento, e que temos sido extremamente bem
acessorados pelo IPSO, é auxílio jurídico para a formação da
Associação.

Outro foco de auxílio será na realização da PyConBrasil. Em breve,
leia-se no começo de junho, anunciaremos como cada membro da
comunidade poderá ajudar na organização do evento de nossa comunidade.

>  Comentei acima, uma opnião pessoal. Estamos falando da representação
>  de N pessoas, goste ou não (acredite ou não), elas vão sim fazer parte
>  deste processo.

Sim. Estas pessoas já fazem parte do processo pois estão doando horas
de trabalho e comprometimento para a Associação. Isto não significa
que a Associação serão ESTAS pessoas. Como explicado pelo Osvaldo,
teremos eleições durante a PyCon e membros da diretoria provisória já
deixaram claro que não prosseguirâo após a realização da PyConBrasil,
continuando como apoiadores da Associação, mas sem as
responsabilidades inerentes a cada um dos cargos.

>  Pra mim mais uma informação que deveria estar definida desde o princípio.

Para nós também, tanto que durante o V Encontro PZP no FISL eu
comentei que os mandatos serão de um ano e que esta diretoria se
retira após a PyConBrasil. Desculpe o Osvaldo por ele não ter colocado
isto explicitamente no texto dele.

>  Promover como? Proteger do que? A missão da Associação deve ser clara,
>  e discutida entre as comunidades.

Rodrigo, isto parece flame bait. A missão é clara, e está sendo
discutida com a comunidade, não necessariamente em fórum aberto
através das listas.

Deve ficar claro que a escolha de um pequeno grupo de pessoas para dar
o pontapé inicial ao projeto da Associação não significa que este
processo foi menos democrático ou menos representativo do que deveria
ser.

>  E quando isto vai acontecer? Seremos informados?

Sim. Todos serão informados. Inclusive foi por isto que fizemos o
comunicado no FISL, quando, teoricamente, parte ativa de nossa
comunidade estaria presente ao encontro. ênfase no parte ativa, dado
que é impossível termos todos reunidos em um mesmo local. Mesmo a
PyConBrasil costuma não contar com todos os membros da comunidade.

>  Mais uma vez, discordo!

Sugestão? Por favor se atenha a sugestões realizáveis.

>  Manifestaram esse interesse como? Se não foi divulgado em lugar algum?
>  Se estivesse sabendo também manifestaria interesse, e com certeza
>  muitos outros nomes de peso da comunidade Python também. Falo isso,
>  porque vi muitos nomes da comunidade que estão envolvidos diretamente
>  com PZP e poucos nomes da comunidade Python, Django e etc ... se é
>  provisória, menos mal então.

Sim, isto é algo que pretendemos corrigir com a PyConBrasil deste ano.
Esperamos presença de Django, TurboGears, Twisted em grande número na
grade de palestras.Aliás. reforço, mais uma vez o chamado para
trabalhos.

> [...]
>  braços curtos para fazermos coisas básicas como o estatudo da entidade
>  (realidade atual).
>
>  Se a forma de atuação vai ser baseada em pessoas com tempo livre,
>  corremos o grande risco de criar um nome e não uma entidade que faça o
>  respaldo institucional da tecnologia. E se não houver a intenção de
>  que empresas paguem o salário de algumas pessoas para que a coisa
>  ande, eu me pergunto: "quanto tempo livre tem o pessoal que está
>  montando a associação?". Me lembro de inúmeras vezes ler comentários
>  da maioria dos membros sobre tempo, ou melhor, a falta dele.

Isto mesmo. Por isto alguns de nós estamos abrindo mão de outras
atividades para termos dedicação maior na criação da Associação. Pelo
mesmo motivo esperamos que outros membros da comunidade se disponham a
pegar o bastão após a PyConBrasil e continuar com o esforço. Pelo
mesmo motivo teremos regras claras sobre a participação de membros e
empresas na Associação, assim como já é feito pela PSF, Plone
Foundation e  Zope Foundation.

>  Então, na minha humilde opnião :), isso é um erro. Hoje quando ainda
>  não existe a instituição já somos lentos por falta de tempo dos
>  colaboradores, quando ela existir/crescer será diferente? Acredito que
>  existam pessoas interessadas em ajudar nas nossas listas/comunidades.

Neste momento trazer mais pessoas, imho, não agrega valor ou torna o
processo mais dinâmico -- assim como adicionar programadores a um
projeto não necessariamente o faz ser entregue mais rapidamente -- por
outro lado a Associação conta com estes obstinados para que assumam
postos de comando para o período de 2007/2008.

>  Para mim mais uma informação importante que nos falta, deveria estar
>  definida e publicada.

Os membros da diretoria estão publicado no site da associação. Assim
como a validade de seus mandatos e as pessoas que estão envolvidas,
mas sem um cargo efetivo.

Com relação aos membros que planejam se afastar, ou ao menos tirar um
pouco do peso das costas, são aqueles que tocaram sites/eventos e
listas das comunidades de maneira obstinada nos últimos anos. São as
mesmas pessoas que após anos tocando o site de uma comunidade, sem
receber um centavo por isto, doam os sites, receitas com anúncios e
eventuais receitas de patrocínio para a formação da Associação, sem
precisar dizer seus nomes em público -- dado que todos devem saber de
quem falamos.

Para finalizar, quero deixar claro que a Associação é das comunidades
/ para as comunidades e que se não existem mais informações
disponíveis de maneira pública e conhecida é porque existe trabalho
sendo feito.

Sem dúvida vários membros da lista querem ajudar/auxiliar/participar e
isto é fator crucial para o sucesso da Associação pois é preciso esta
motivação para continuarmos as iniciativas que, até agora, foram
tocadas de maneira obstinada por poucos.

Abs,
Érico Andrei

Responder a