De: Romario (Delphi) [mailto:[EMAIL PROTECTED]
Para: [EMAIL PROTECTED]
Assunto: Re: RES: [delphi-br] Edit ou DBEdit

O problema é que dessa forma você chutou a orientação a objetos para bem
longe da sua aplicação.

As ferramentas RAD induzem o programador a trabalhar de uma forma não
muito orientada a objetos. Criamos funções e procedimentos, utilizamos
vários dos eventos que a ferramenta nos disponibiliza e fechamos os
olhos para enxergar o futuro que virá pela frente.

Quando damos ênfase à orientação a objetos e trabalhamos de uma forma a
reusar nossos objetos no futuro, estamos evitando ser comparados com
aqueles que alguns chamam de meros "pregadores de botão".

Aí você diz: "a minha função é reusável", mas será que você pensou que
ela poderia ser um objeto? Que ela poderia ter atributos e métodos
próprios? Que poderia ao invés de receber vários componentes, receber
apenas as informações necessárias?

Ex. do código na Interface:

Empresa:= TEmpresa.Create;

Empresa.RazaoSocial       := edt_razao.Text;
Empresa.NomeFantasia      := edt_nome.Text;
Empresa.CNPJ              := edt_cnpj.Text;
Empresa.InscricaoEstadual := edt_inscricao.Text;

Empresa.SalvaEmpresa;

Lembre-se que programar qualquer um pode, mas desenvolver com excelência
são poucos os que conseguem. Espero que um dia "eu" consiga chegar lá.

Sds,

Romario

Alisson escreveu:

> Eu, particularmente prefiro usar Edit e outros components não Data Aware.
Geralmente componentes muito automatizados são mais difíceis de controlar.
Inicialmente você pode pensar que terá muito trabalho com eles, mas se você
for criativo você poderá desenvolver functions e procedures que te
auxiliarão muito. Por exemplo, eu desenvolvi  functions que geram o código
SQL para inclusão, exclusão, alteração e consulta. Eu apenas passo os
componentes como parâmetros e a function faz o resto. O exemplo abaixo seria
a chamada da função que faz a inclusão de um registro em uma tabela. Ela
gera o codigo SQL, verifica os campos que são requeridos, o tipo dos campos
e faz a inserção.

> Inclusao('Config', 'Empresa',[edtEmpresa, edtEndEmp, edtBairroEmp,
edtCidadeEmp, cbbEstadoEmp, edtTelEmp, edtCodCliente, edtMsgPed,
edtNumViasPV, rdgHabDesCGeral,edtFigRel, chbContChCx]);

---
Incoming mail is certified Virus Free.

---