Acho q o q vc está querendo é um tutorial de POO...

vc acha em www.delphi.eti.br

Arquivo de Object Pascal
http://www.joaomorais.com.br

Desta última eu gostei mais...

Sds,
Celso do A. Vianna Martins
Desenvolvimento de Sistemas
Archive ISP - Rio de Janeiro - RJ
www.archive.com.br
ICQ 202634027

"Tudo aquilo que algum idiota diz que é urgente, é algo que
  este imbecil não fez em tempo hábil e quer que você se foda
  para fazer em tempo recorde."