> vou ser breve..... :o)

Háá mas eu não vou ser breve não :)

> 1.1 - Realmente ECO foi feito para .NET, ECO se utiliza do
> .NET, da UML, da orientação a objeto para ser o que é....

O Eco pode ser as maravilhas que vocês mostraram no Clubedelphi Techweekend,
lá em Sampa, em Julho. MAS!!! Esbarra em algumas premissas altamente
críticas:

1) Disponível apenas para dotNET quando o mercado ainda é todo Win32, e não
há uma projeção de quando ele  (o mercado) será amplamente dotNET. Pode
acontecer, mermão, de que quando isto se consolidadar o ECO nem aqui mais
estar. Ou seja, a tecnologia pode ser excelente mas está aplicada no lugar
errado e na hora errada. Em suma, não atende ao mercado ainda.

2) Falta de divulgação. Ví o ECO apenas no Clubedelphi Techweekend, na
apresentação do Daniel. De lá pra cá não vi mais nada a respeito dele. Não
fiquei sabendo de nenhuma uma escola oferecendo um treinamento desta
ferramenta e nenhum curso certificado pela Borland oferecendo formar turmas.
Como é que vocês querem que um produto emplaque se o essencial pra isto está
faltando???? Aí não dá né fíh!

> Não vá me dizer que o desenvolvedor não precisa fazer controle
> de versões, fazer controle por diretório é complicado e tenho
> certeza que em uma dessas alguém nesta lista já perdeu
> código....

Precisar, todos precisam. Mas entre a teoria e a prática há uma diferença
considerável. Muitos não usam softwares controladores de versões por mil e
um motivos. Aqui mesmo na Telemont não tem e não há como eu parar meu
trabalho pra implantar, testar e divulgar uma parada destas. Nem penso.
Aonde eu trabalhava, idem. E além do mais, contra o Star Team seus, PAgo,
tem os CVS´s da vida aos montes lá no Source forge e que funcionam muito
bem.

> 2 - Sinceramente falar de software livre é algo que não
> teremos fim....

Toda vez que toquei neste assunto aqui, acabou em briga. É um outro tema que
é cheio dos xiitas, e eu lhe recomendo ser bastante cuidadoso com o que você
vai falar. Discutir software livre em uma lista de discussão é um assunto
delicado demais. É o mesmo que discutir Islamismo com mulçumanos ou política
em Brasília.

> 3 - Estarmos nas listas conversando com vocês é uma forma de
> saber as vossas necessidades, podemos dizer que isso é o
> Marketing errado? Tenho certeza que não é.

A muito que quando eu trombo com um de vocês nestes eventos que participo,
eu falo e elogio a iniciativa suas de estarem aqui convivendo diretamente no
canteiro de obras. Só assim é que um produto vai pra frente, quando o
fabricante souber das reais necessidades e das reais deficiencias do mesmo.
Mas pra saberem isto com precisão só convivendo com a comunidade mesmo. Não
tem outro jeito. Vocês estão de parabens pelo apoio dado tanto aqui nas
listas como nos DDD´s que vocês participaram. É por aí o caminho das
pedras..

> Eu gostaria muito de acreditar que se o Delphi custasse R$ 1.000,00
> todos iriam se legalizar, mas infelizmente dificilmente isso aconteceria,
> estamos buscando alternativas, estudando mercado, conversando com vocês,
> desde a mensagem em que perguntei sobre o Delphi recebi alguns comentários

> como o seu e de muitos outros, eu espero receber muito mais, pois só assim

> vamos conseguir chegar em um modelo que atenda mais ainda os pequenos, nós

> atendemos os pequenos sim, talvez não seja o ideal, acho que nunca vamos
> chegar no ideal, mas o modelo que estamos estudando vai atender grande
> [...]

Talvez o problema é que este modelo de licença já está ultrapassado pros
dias atuais. Não se justifica, em nenhuma planílha de custos e
investimentos, pagar 1000 pratas num produto que no ano seguinte já está
defasado. Talvez a melhor alternativa seria um plano de leasing ou similar a
ele. Assim o cliente paga regularmente e teria direito as novas versões.
Vocês ainda podem tirar proveito disto pois, conforme o cliente, vocês podem
convidá-lo a ser um "beta tester" do novo produto e já começar a ver o
comportamento do mesmo antes de ser lançado no mercado.

> Vai ser difícil agradar a todos, mas vamos tentar atender a maioria
> e sinceramente espero que quando tivermos este modelo definido ver
> os resultados....

My Brother, se Jesus Cristo que foi o que foi não conseguiu agradar a todo
mundo, você acha que vai ser a Borland quem vai conseguir fazer isto?

> Se o Delphi 5 ou 7 lhe atende, fico muito mas muito feliz em saber disso,
> em saber que você não foi obrigado a migrar de versão para atender seu
> cliente em alguma necessidade dele....

Mas é esta a filosofia da Borland, que é um dos maiores responsáveis pelo
sucesso do Delphi. O desenvolvedor nunca que é obrigado a renunciar o seu
conhecimento atual pra recomeçar tudo de novo, na proxima versão, como a
Microsoft faz. Veja você que, pra portar um projeto do Windows pro Linux,
vocês pensaram no desenvolvedor e agora pra portar do Win32 pro dotNET
novamente vocês fizeram uma coisa muito bacana. Esta é uma das marcas
registradas da Borland e é por isso que o Delphi veio pra ficar. O Delphi é,
sem sombra de dúvidas, a melhor ferramenta RAD (integra muito bem a IDE com
a linguagem que também é ótima). Tecnicamente a coisa vai muito bem, vai mal
mesmo é no preço (e como...).

E ó! Cês que não abrem o olho não, porque o Lazarus já ta aí na praça e já
tá buscando seu lugar ao sol. Cês ficam aí preocupados com Microsoft e não
veem o outro correndo por fora não viu! Já tem uma galera aqui mexendo nele
(inclusive eu). E, contra vocês, ele tem uma puta carta atrás da manga: É
gratuito e gera aplicações tanto pra Win32 como pra Linux e até pra MAC!
Hoje ele ainda não assusta o Delphi, tá muito tupiniquim. Mas amanha não
posso lhe dizer o mesmo. Ate hoje me lembro do Delphi 1, a Microsoft
simplesmente o ignorou e o mercado não acreditava nele. De
repeeeenteeee!!!!!!!!

Ces ficam aí comendo mosca nessa tá, ficam...

> Abraços e Feliz Ano Novo,

Abraços pra você também e se Deus quiser até o proximo DDD que com certeza
vamos nos encontrar lá de novo. Pena que você foi embora cedo de Uberlândia.
Depois do Evento nós fomos pra uma pizzaria lá eu, o Marcos, o Akira e o
Nogueira. Na proxima vê se fica mais sô. A turma sempre se reune depois em
um boteco pra tomar umas hehehe.

[]s

Walter Alves Chagas Junior
Projeto e desenvolvimento
Telemont Engenharia de telecomunicações
Belo Horizonte - MG - Brazil
[EMAIL PROTECTED]
Fone: (31) 3389-8215 Fax: (31) 3389-8200