Faço das palavras do João, as minhas também, e faço apenas um
complemento, a iniciativa da Borland em lançar o Turbo Delphi, a meu ver
foi excelente, pois da forma que a suite do Delphi anda sendo agregada
de recursos, onde diversos nem dois terços de nós jamais vai se
aventurar é muito lindo para demonstrações, mas para o dia a dia não
agrega em nada.

Porque se fizerem um levantamento na lista, diversos participantes ainda
continuam usando versões que menos incrementadas, eu uso atualmente o
Delphi 7, e ainda sim tirando todo o proveito da ferramenta, e é nisso o
Lazarus se propõem em fazer algo simples e eficiente.