Concordo em gênero, numero e grau.

O FB não é um banco ruim, mas no Brasil ganhou uma fama enorme.

Mais ou menos em 2000/2001 eu vi uma pesquisa sobre banco de dados que
me deixou perplexo com este mercado no Brasil. O Oracle tinha uma fatia
de 60% do mercado de médias e grandes corporações no Brasil, no mundo
ele era líder do mercado com 25% do bolo.

A partir deste momento sempre tomei muito cuidado em separar as coisas,
aqui na delphi-br e na lista-delphi que eu também participo, existem
vários apaixonados pelo FB que muitas vezes não entende este tipo de visão.

No delphi tour do ano passado aqui no rio, surgiu um cidadão perguntando
sobre o sonhado driver para o FB nativo, e a resposta foi simples,
direta e objetiva, use o IB ou use um dos vários drivers disponíveis no
mercado, existe driver disponível com fonte, sem fonte, de todos os tipos.

Está é a mesma opinião para o geradores de relatórios também, pelo mesmo
motivo, quem usava o QR no delphi 7, ficou cheio de odeio por que eles
teriam que comprar o QR para instalar no delphi 2005. O QR não é um
produto Borland e nunca foi prometida vida eterna ao QR default no seus
produtos. Por tanto quem usa uma ferramenta de relatório que não seja o
TPrint sabe que na próxima versão do BDS pode não vir instalado a mesma
ferramenta de desenvolvimento de relatório. Mas todos tem certeza que o
driver nativo do IB estará presente.

Eduardo

Geazi Teles Barbosa Júnior escreveu:

> PessoALL,
>
> Eu tenho visto muita gente perguntando sobre suporte ao Firebird no DBX4 e
> outras coisas.
>
> Eu participei evento no Recife da CodeGear from Borland e o que eu
> entendi,
> passado
>
> Pelo pessoal da CodeGear (por sinal, firmes em sua posição mas bastante
> simpaticos)
>
> Foi o seguinte:
>
> A CodeGear mantém o Interbase, que é “concorrente” do Firebird.
>
> Ela não tem intenção nenhuma (pelo menos ao que parece) de escrever

> [...]

Experimente já e veja as novidades.
http://br.yahoo.com/mailbeta/tudonovo/