quanto a questao de segurança, eu trabalho com servidores linux, vc
restringe o acesso apenas ao usuario do firebird, meus bancos são
criptografados, para empresas q precisam "esconder" dados de
fiscalização utilizo o esquema de "bunker", que esconde dados numa
partição criptografada...

no mais, crie um pequeno contrato e especifique oq o cliente pode e
não pode fazer.

Att.

--
José Benedito