Felipe,

Veja que existem opiniões e mais opiniões, umas distintas das outras.
Pelo que entendi você deseja trabalhar com MSSQL e para isto quer garantias
de que ele será superior e lhe trará menos manutenibilidade do que o
Firebird, visto o seu cliente.
O MSSQL é mais seguro, robusto, tem crash recovery, escalável,
verticalizável, clusterizável e inúmeras funcionalidades que o Firebird não
tem, mas uma coisa você terá que pesar e muito na sua decisão de utilizar o
banco MSSQL, tem que haver alguém que o conheça bem, pois efetuar manutenção
no Firebird é muito mais fácil do que efetuar manutenção no MSSQL, também
deve pesar o hardware que seu cliente tem, pois o Firebird roda tranqüilo em
máquinas mais leves (o que ainda não é recomendado, pois por ser um servidor
de banco de dados, este servidor deve ser parrudo tanto para o banco quando
para outras aplicações) do que o MSSQL.
Apenas para constar, eu tenho uma filosofia quanto ao servidor, ou você
compre um decente ou compre um melhor do que decente, por que ter que ficar
justificando ao cliente que o problema é a máquina e não o banco de dados,
ou o sistema, é tão desgastante que chega ao ponto do cliente ser indesejado
à empresa.

O link abaixo lhe mostrará algumas características de cada versão do MSSQL e
por aí conseguirá se amparar de informações para sua decisão.
http://www.microsoft.com/Sqlserver/2005/en/us/compare-features.aspx

Como disse o MSSQL é muito mais maduro do que o Firebird, mas avalie se
realmente o problema é o banco ou o seu cliente.
Adotando a postura de cobrar quando o cliente lhe chama para efetuar
atendimento que foi ocasionado por falta de estrutura, verá que seus
problemas diminuirão à medida que este se concientizar de que precisa
investir para garantir segurança, disponibilidade e confiança nas
informações.
Sei que este é um trabalho difícil e árduo, mas vale a pena se conseguir
adotar um pouco de política, visão empreendedora, visão técnica e
financeira. Mostre o retorno sobre o investimento que seu cliente terá e
conseguirá além de resolver seus problemas, ganhar um cliente que será sua
propaganda.