Bom, respondendo ao amigo Vinicius Santos, não uso o PostgreSQL
simplesmente

> porque o delphi não funciona com ele...não existe comunicação, somente
> Driver CoreLab, PostgreDAC e Zeos... os dois primeiros pagos, e caros.. o
> ultimo gratuito porém sem confiança para se usar... ainda não entendi o
> porque da Embacadero não lançar o driver pra ele.. acho que ela tem algo
> contra os SGBDs gratuitos.. só pode...

Eu estou utilizando, inclusive para acesso ao MSSQL, Delphi com o
componente Zeoslib Versão 6.63 e não me ocorreu nenhum problema que me
deixe sem confiança no mesmo. Pelo menos até agora. Acho ele inclusive
mais simples de trabalhar que o ADO. e Já fiz alguns testes com o
PostgreSQL com Zeos e aparentemente funcionou bem, apesar de ser uma
coisinha básica (não me aprofundei muito nestes testes). Se bem que para
o firebird eu prefiro o IBO.

> Bom, quando MSSQL, seria realmente neste contexto, pior que o
> Firebird? E o
> tal Crash Recovery, falado por um amigo, ele não aguentaria mais que o
> Firebird não?

Nosso MSSQL é configurado com o crash recovery, mas mesmo assim temos
dois jobs diários de backup um ao meio dia e outro às 17:00. Até agora,
graças à nossa estrutura de no breaks, não tivemos a oportunidade de
verificar se o mesmo funciona como os colegas falaram, mas aos 45 anos
de idade e com quase 20 na área, aprendi a ser bastante desconfiado e,
ainda acreditando que seguro morreu de velho. prefiro contar com meus
dois backups diários.

> E quanto a segurança, realmente não dá pra discutir que o
> MSSQL é melhor que o Firebird não é?
>
> []s
>
> .

De fato, o sistema de segurança do MSSQL é bem superior. Foram feitas
várias melhorias no FB 2.1 mas ainda assim, não é tão seguro quanto o
MSSQL. Entretanto, acho que o problema de seu cliente é estrutural
mesmo. Mesmo no mssql, se todo mundo tiver a senha do sa qualquer um
mexe e vira bagunça.

Nosso banco firebird fica em uma máquina linux (não é parruda não, um
Dell pentium 4), em uma pasta que só o proprio firebird tem acesso, as
senha root  e do SYSDBA são exclusivamente nossas e o único acesso ao
banco é através da aplicação pela porta 3050. Até hoje não tivemos
nenhum problema com quebra de segurança.

Ah... dependendo do tamanho de sua aplicação, seu banco mssql começará
com 400mb e em seis meses terá atingido os 4gb.

Evandro Siqueira
Programador
Aracaju/SE

Responder a