Felipe,

Eu trabalho com os dois bancos de dados. O Firebird em um projeto legado e o
SQLServer Express em um ERP, ambos de grande porte.
Com certeza o SQLServer é muito superior ao Firebird, haja visto os anos de
epxeriência que este produto tem sobre o Firebird (sem menosprezar a
qualidade do Firebird).
Hoje em dia com o SQLServer Express eu tenho recomendado este banco ao invés
do Firebird, por um grande motivo, se o cliente crescer ele poderá adquirir
versões pagas chegando até a comprar a versão Enterprise, que aí sim é
fantástica, com suas ferramentas de BI, DW, etc.

Agora, analisando o seu problema do cliente não quere comprar um no-break,
vai ficar difícil manter o banco de dados seguro, afinal, imagine em uma
transação o servidor desligar, não há banco que faça milagre.

Talvez seja uma idéia a se lançar para os desenvolvedores de bancos de
dados. Já criaram o air-bag para o HD, que tal criarem um air-bag virtual
para garantir os dados antes do término da energia...rs.