  From: Coutinho - Yahoo
  To: delphi-br@yahoogrupos.com.br
  Sent: Sunday, December 07, 2008 1:41 PM
  Subject: Re: [delphi-br] Delphi doado é pirataria?

  É Julio... esse assunto dá um pano prá manga que veste as torcidas do
  flamento e do corínthians juntas.
  Eu acho que a colocação do colega que informou haver, a microsoft,
  perdido a ação em Sta. Catarina um alento, pois abre jurisprudência para
  dar um "pau jurídico"
  nas outras que fazem contratos unilaterais, leoninos, e completamente
  arbitrários.

  Pena que essa coisa toda começou porque eu disse que meu irmão me doôu o
  Delphi 7 que ele não queria mais usar ( mea culpa mea maxima culpa)...
  agora ele usa outras linguagens... ...isso, quando precisa programar.
  Nós, pelo entendimento das empresas, temos de comprar uma licença de
  uso, para usar de 1, e somente 1 forma...
  Se com seu trabalho você prosperar, não pode... te de ir lá dar +
  dinhheiro para eles, porque senão, vao te processar querendo + dinheiro...

  Há muito tempo deixei de cobrar dos meus clientes pela quantidade de
  máquinas que usam o programa. Sempre uso uma licença "Site License", e
  instalo o aplicativo nas máquinas que ele precisa usar, sem stress, sem
  olho grande no bolso do cliente...

  Essa de licença de uso, e proteção da propriedade intelectual, etc...
  para mim tá com cara de olho grande... nós temos de rever isso... mas
  até aí... "Morreu o Neves".... E vamos vivendo com isso, ou vamos dando
  uma de queixo duro e fazendo do jeito que a nossa consciência manda,
  mesmo correndo o risco de sermos chamados de piratas.
  Eu uso um Delphi doado por meu irmão.. e digam o que quiserem... não
  acho que sou pirata!. A Licença está em nome do meu irmão. Ele não usa,
  e Eu uso.
  Se enquanto ele estiver viajando, eu usar o carro do dele por 1 ano, e
  ele não, faz de mim um ladrão de carro? Ora o carro não é meu, mas eu
  estou usando... Pela visão da Microsoft, Embarcadero, etc, faz sim...
  Pode uma coisa dessa?

  A questão das revistas também é outro absurdo.

  Supondo... Preciso dar um curso de rede...

  Posso pegar qualquer revista que discerte sobre o assunto, compilar os
  temas que foram publicados, sem ter muito trabalho, e crio uma apostila,
  usando um OCR, dou uma pequena editada, mudo uma palavra aqui, outra
  alí, descaracterizo a autoria do parágrafo, mudano a ordem das palavras,
  ou dando uma melhorada no português... e edito uma nova apostila...
  pronto... clonei o trabalho de outra pessoa... só dando uma
  melhoiradinha... coisas que podem ser feitas em 2 dias... Mas de
  qualquer forma dei uma trabalhada... perdi tempo fazendo alguma coisa,
  embora não tenha sido o autor intelectual da matéria...

  Duvido que ninguém nunca tenha feito isso na faculdade, para fazer um
  trabalho a ser apresentado, que nunca tenha feito uma pesquisa na
  biblioteca da escola, e tenha feito uma cópia xerox de 1 ou 2 páginas de
  um livro, e transcrito com leves alterações...

  Quem não quer ter informação disseminada, não publica! Guarde a sete
  chaves dentro de seu cérebro... porquê se sair daí, vai correr mundo!
  Não se contém o fluxo normal da proliferação do conhecimento. Pois se
  algum de nós, tendo aprendido alguma coisa que alguém criou, e não tendo
  pago por esta informação, estástou pirateando, e pior ainda, se ensinar
  a alguém, está pirateando ainda mais...

  Tudo isso, no conceito desses leões vorazes, é "pirataria"... Então
  amigo, a coisa é por aí.,.. Tem de mandar às favas... e se o bicho pegar
  mais na frente... tem jurisprudência para proteger.. e como vc tem
  conhecimento disso, é só falar pro advogado que te defenderá...

  E tenho dito...

  Sds
  Emanuel Coutinho