Olá pessoal,

>Colegas...
>Tenho usado o dbExpress e queria mudar para a Zeos Lib... tenho visto
>tantas coisas boas relatadas aqui na lista que resolvi testar... Então
>resolvi fazer uma agendinha usando o Zeos para fazer alguma coisa com
>master / detail, numa aplicação simples....

Cara, apesar dos demos estarem um tanto "*desatualizados", vale a pena dar uma
conferida:

[http://www.4shared.com/dir/5679510/48848609/Uploads.html]

Vá na 2ª aba e pegue os demos que iniciam com a letra "Z" (tem outros sem o "Z"
q tb usam Zeos).

Pode ficar tranquilo para fazer os downloads, eu passei todos os arquivos no
KasperSky e tranquei a opção "uploads", testei aqui cada arquivo, por isso
andei(-o) meio sumido, é muita coisa para uma pessoa só, mas, está sendo um
prazer contribuir para a comunidade desenvolvedora.

>Dei uma olhada num manualzinho simples, e rápido... tipo "Quick
>Reference",  que tá rolando por aí e comecei...

No BlogSite [http://silvioprog.blogspot.com/] tem uma postagem com um ótimo
artigo do Professor Paulo Amaral, eu achei na NET e pedi a ele para divulgar
nas comunidades, ele aceitou com todo prazer.

>Aí quando faço uma conexão e se estou com o IBExpert aberto, ou o
>FlameRobin, me retorna um erro de que  a base de dados está aberta por
>outro processo...
>Por que será que isso acontece, com o dbExpress não tem disso...

Abri todos os exemlos, juntamente com o IBExpert (Trial de 30 dias),
FlaminRobin, IBOConsole e o ISQL do próprio Firebird, nenhum erro, e sem falar
que no demo Zeos Master-Detail.zip abri duas cópias e tentei dar um conflito de
transação com o IBExpert, nenhum erro.

>Alguém que usa o Zeos pode me dar umas dicas...
>inclusive quanto aos campos de auto-incremento?
>No dbExpress tenho uma stored procedure que me
>retorna a nova pk a ser usada, e com a ZEOS como farei?

Alguns dos demos tem uma rotina com ZSequence para fazer o auto-incremento, sem
colocar o componente no Form e tb  tratar o "Deseja excluir o registro?".

Um dica: Veja as novidades no [http://silvioprog.blogspot.com/], lá eu mostro
"Gente Grande e Inteligente" que usa o Zeos. :)

P.S: Bom, eu digo "*desatualizados" pq estou estudando OOP entre outras
coisas relacionadas a programação ObjectPascal com DB; estou
mudando de "métodos" à alguns conceitos que eu tinha sobre programar com
o velho companheiro ObjectPascal, eita www.istudar.com.br _retado_! :)
________________________________
[]'s, Silvio Clécio
---