Olá pessoal,

No ZConnection tem a propriedade "Protocol", se você for usar o FB embarcado
então a opção dessa propriedade será "firebirdd-1.5", se não "firebird-1.5".

Para uma conexão local (se remota aponto o IP do servidor) eu faço assim:

--------------------------
uses
  ZDbcIntfs;

procedure TForm1.FormCreate(Sender: TObject);
begin
  with ZConnection1 do
    begin
      Database := 'c:\meu_banco.fdb'; // Ou alias
      HostName := 'localhost';
      Password := 'masterkey'; // Ou masterk
      Port := 0;
      Protocol := 'firebird-1.5'; // Se for embarcado, firebirdd-1.5
      SQLHourGlass := True; // Gosto de mostrar a ampulheta do SQL
      TransactIsolationLevel := tiReadCommitted;
      User := 'SYSDBA';
    end;
end;
--------------------------
Coloquei no OnCreate do Form para exemplo, mas, uso no OnCreate do DataModule.

Sobre modo embarcado:
[http://www.firebirdnews.org/docs/fb2min_ptbr.html].
________________________________
[]'s, Silvio Clécio