Leandro escreveu:

> uma pergunta que to em duvida.. qualquer software livre pode ser comprado
> por uma empresa seus direitos e distribuídos no futuro?
Isso depende da licença, e da maneira como o software é desenvolvido.
Veja o MySQL, os seus principais desenvolvedores são da Oracle hoje, e
se a Oracle resolvesse parar com o desenvolvimento do MySQL ? Surgiriam
forks com certeza, porém sem um incentivo corporativo de uma grande
empresa.
Este cenário só se configurou assim porque o MySQL era um produto aberto
da MySQL AB, que posteriormente foi comprada pela Sun Microsystems, e
que finalmente foi comprada pela Oracle.
Veja o caso do Linux, o Linux não é um produto e sim um projeto, existem
milhares de contribuidores, milhares de empresas interessadadas no
Linux, que contribuem não só com código, mas com dinheiro, documentação,
  relação de erros, etc. Não existe uma empresa que "domine" o Linux.

E a grande pergunta ? Poque uma empresa como a Intel por exemplo,
financiaria programadores full-time desenvolvendo o kernel Linux, e
pagando uma nota para eles ? Simples ! Uma regra de economia, comoditize
seus complementos ! S.O é um complemento do hardware, assim como a
gasolina é um complemento do carro, gasolina barata ajudar a vender mais
  carros a gasolina ? Claro que sim !

A única coisa que o pessoal deve parar de pensar que todos os
programadores passarão fome, a situação vai melhorar cada vez, é
evolução é capitalismo !

Alguém acha que o CEO da Intel, da Novel, da Oracle, da NEC, da IBM, da
HP, Fujitsu, AMD, Google, Motorola, Nokia e outra mais, simplemente
leram o manifesto GNU e falaram "olha que bonitinho, a partir de hoje eu
não gosto mais do capitalismo", são apenas maneiras diferentes e mais
inteligentes de se construir o futuro e de se ganhar dinheiro.

E acabo por encerrar minha participação nesta thread, pois já está
ficando chato. É que eu não aguento mais tanta gente de TI não querer
ver mudanças, as coisas mudam, as coisas evoluem, quem não quizer mudar,
  que pena, terei menos concorrentes. Porém o Brasil perde com isso.

--
Vinicius A. Santos
www.msisolucoes.com.br

Responder a