Walter,

O planejamento das classes com que voce está trabalhando é que pode estar
elaborado de forma que não atende corretamente ao teu problema, se visto da
ótica da OOP.

Se voce vai ter dois objetos em que o objeto da classe A tem dois botoes e o da
classe B tem um botão, sendo esse um com funcionalidade identica a um dos
botoes da classe A, hoje - pelo que voce expõe - voce pensa criando uma classe
com 2 botoes e depois, na instancia para um botão voce "apagaria" (tornaria
invisivel) o botão não necessário.

Na implantação destas situações,  você deve sempre inicialmente procurar ao
menos mentalmente fazer uma idéia das classes que voce deverá ter (os
"modelos", "tipos" de objetos). Feito isso, voce deve observar as classes que
tem aspectos em comum, procurando criar uma árvore de descendencia, ordenando
das mais simples para as mais complexas. E depois voce irá pensar na "produção"
(instância) a partir destas classes.

Na situação acima, voce deve entender que - obedecendo aos principios da OOP -
deve existir uma classe A e uma classe B. Mas como a classe B é mais simples
que a classe A, primeiro voce deve elaborar a classe B. Depois, voce irá
elaborar a classe A, fazendo-a uma subclasse de B. E depois, voce irá gerar
instâncias de A e de B. Lembre-se = forms não são nada mais que subclasses da
classe Classe, ou seja, forms são classes. Entao isto vale tambem para a
elaboração de forms. Você até pode ter elementos agregados dentro de uma classe
que em determinado momento devam ser ocultados, se isso for implicito no
comportamento do objeto que deva ser gerado a partir de uma classe. Mas é
incorreto ter elementos dentro de uma classe que estejam sem uso em uma
determinada instancia (veja bem, elementos como objetos, pois pode haver
atributos, metodos ou eventos que voce pode até não vir a usar). Se há um
elemento (objeto agregado) dentro de uma
 determinada classe que precise ser ocultado ou que não seja funcional ou
esteticamente necessário em uma instância desta classe, então tem alguma coisa
de errado na elaboração da árvore da tua árvore de descendencia de classes.

O aspecto levantado pelo WalterChagasJr é importante, porque realmente pouca
gente elabora esta árvore de descendência. E dependendo do projeto, pode haver
mais de uma árvore de descendência.

Roberto Vieira de Camargo.