Amigo o que eu vou falar é experiencia de mais de 6 anos de suporte e
desenvolvimento de sistema para comercio varejista.

Hoje existe varios programas gratis por ae que fazem esse trabalho de emitir
cupom fiscal. Ate mesmo aplicativos comercial ou o Hábil etc... Mas como eles
são free voçe tem certo tipo de limitação de funcionalidade deles. Para você
emitir NF-e a propria receita disponibiliza um programa para você fazer isso de
graça.

Mas o grande problema é que eles não são interligado, ou seja, retrabalho.
Emito cupom com o itens, depois faço tudo de novo na NF-e etc.Obs: Não sei se
uns dos programas informado ja fazem isso.

O problema é que o governo cada vez mais esta fechando o cerco nas empresa, ou
seja, eu trabalho com empresas que eles tem que emitir;

-Cupom fiscal

-NF-e

-Sped fiscal

-Sped Contábil.

- Futuramente PAF

Eu recomento que voçe procure um sistema que faz todo esse procedimento em um
só lugar. Exemplo;

- Você faz a venda normal.

- Dessa venda ela pode ser tornar Cupom Fiscal e/ou NF-e

- Como o sistema ja tem informação de da NF-e ela pode gerar aumentaticamente
um SPED por exemplo.

Outra grande vantagem de pegar um sistema meio completo é que voçe podera ter
varias outras ferramentas agregadas, como financeiro, controle de estoque,
fluxo de caixa etc.

Vale resalvar que eu n sei a sua situação como empresa, se ele esta enquadrada
apenas para emitir cupom fiscal ou NF-e, mas ja pode ir se preparando que SPED
logo logo ira bate a sua porta.

Ja a questão de homologação ae vai depender do estado. Os que eu conheço é
Paraná, que o sistema tem que esta cadastrado na receita para fazer emissão de
documentos fiscais. Tem MT que não preciza de registro algum, SP é bem chatinho
nessa parte, alem de registro da empresa de software tem que gerar relatorios
de ECF etc.

Espero ter ajudado.

Att.

Cleber