Amigos...

Antes de tudo, gostaria de dizer QUE NAO DA MESMO PRA COMPARAR DELPHI
COM FLEX!

Tanto eh, que logo depois que eu disse que estaria voltando para o
Delphi, coloquei escrito assim: "BRINCADEIRAS A PARTE".

Sao ferramentas diferentes, com conceitos diferentes, com nascimentos
diferentes.

Quanto a inviabilizar o projeto:

- Marcos, gracas a Deus, meu projeto nao sera inviabilizado por causa
disso. Mas eu creio que, TODOS aqui concordam comigo que ANTES de
fazer o upload de uma imagem para um servidor, seria OTIMO se o
usuario pudesse VER dentro de um <mx:Image> a imagem ANTES de fazer o
upload para o servidor.

- Quanto a minha REVOLTA: Eh de se revoltar mesmo! O usuario esta
LEGITIMAMENTE selecionando uma imagem em sua maquina. ELE QUER fazer
isso, nao se trata de um ataque, nao se trata de outra pessoa tentando
controlar, trata-se de um desejo LEGITIMO do usuario dentro do
sistema. Por isso acho essa "limitacao" revoltante.

- Como o Flex se propoe a ser uma ferramenta para se construir
APLICATIVOS para web, tem que permitir algumas coisas que APLICATIVOS
DEVEM FAZER. APLICATIVOS no meu conceito sao APLICATIVOS, quer estejam
na Web, quer estejam instalados na maquina do usuario. Como ja
mencionei, uma das principais PROPOSTAS do Flex eh de se construir
APLICATIVOS para web. Nesse ponto, eh um pecado algumas limitacoes
como essa.

- Hamad, obrigado pela sua opiniao que esta escrita abaixo:
"Quanto ao crossdomain, o workaround e o parse na linguagem de backend
são tão
simples que não entendo a sua revolta. Acho até que o parse através da
linguagem de backend é o mais indicado, deixando para o Flex apenas a
função de exibir os dados. "

E te respondo o seguinte:

- Eh claro que eh SIMPLES de se fazer o workaround e o parse da
linguagem de backend, mas pq a Adobe permite vc rodar isso lisinho,
(SEM NECESSIDADE de linguagem no backend) quando vc esta rodando a
aplicacao de DENTRO do FlexBuilder? Sacanagem quando vc tenta colocar
ela na Web e ver aquele irritante erro de Security Sand Box, nao acha?

Vou fazer uma ilustracao para ajudar no entendimento:

- Suponhamos que um vizinho chame vc para visita-lo. Ele QUER receber
sua visita, inclusive ate deixou a porta de sua casa aberta e pediu
para vc ir visita-lo. Ao usar o Flex para construir essa aplicacao, vc
sera BARRADO na porta, mesmo que essa visita seja LEGITIMA. Mesmo que
vc esteja querendo visitar seu vizinho, que ele tenha disponibilizado
isso para vc. Ai, a Adobe vem e diz: olha, sabemos que seu vizinho te
chamou, vc sabe como chegar la, mas se vc quiser MESMO visita-lo tera
que construir uma escadinha (script no backend), pular o muro e ir la
falar com ele. Ora, AONDE esta a seguranca entao?? Nao cheguei na casa
do meu vizinho do mesmo jeito? Isso que a Adobe esta fazendo eh jogar
a questao da seguranca no colo dos outros.

Citei essa ilustracao para comparar com algo que aconteceu comigo
recentemente desenvolvendo uma aplicacao Flex que precisava acessar um
XML gerado por um RSS do site da Anvisa. A Anvisa de FORMA LEGITIMA
disponibiliza esse RSS para quem quiser acessar. NAO ESTOU INVADINDO O
SITE DELES, NAO ESTOU HACKEANDO. Porque tenho que usar um script no
backend para acessar essas informacoes de maneira LEGITIMA? Se eu nao
usar o script o que eu consigo?? UM baita de um erro de seguranca!!
Como se eu estivesse fazendo algo de maneira ILEGITIMA. Tentando ler
algo que nao me eh permitido.

- NAO SEI PARA VCS, mas pra mim isso parece no MINIMO, um ABSURDO. Um
Contra-senso.

Quanto a opiniao do nosso amigo portugues, Joao Fernandes:

- Obrigado pela sua opiniao tambem. Entendo o "complicometro" de se
dar acesso de leitura ao Flash Player. Porem, como vc mesmo disse,
essa eh uma solicitacao de MUITA gente. Alem disso, tenho CERTEZA q a
Adobe tem como diferenciar ataques de leituras LEGITIMAS de uma
aplicacao. De uma ACAO do usuario que quer acessar um arquivo em sua
maquina.

PARA FINALIZAR.......

Quero dizer aos amigos que nao gostaria que esse post se transformasse
num flame, ok?? Peace!!! =D

Ainda vou trabalhar bastante com Flex, mas quem nunca penou por causa
de um crossdomain e nao quis xingar a Adobe que atire a primeira
pedra!!! rsrsrsrsrsrsrs

Abracos a todos!