A única documentação que achei até o momento...

http://xmpp.org/extensions/xep-0124.html

Já tinha ouvido falar do protocolo Bayeux... mas ele tem problemas com
autenticação.
Exemplo: Vc manda uma mensagem pro peão. Ao invés de ele notificar só
o peão que tem q receber, ele notifica todo mundo. MAASS... é um
push/subscribe em uma canal nomeado. Basta definir um nome diferente
para cada usuário e ser feliz.
Segue documentação:

http://svn.xantus.org/shortbus/trunk/bayeux/bayeux.html

[]s,