Bom... a parte da criação de componentes não é difícil, poderá ser
trabalhosa apenas vc criando-os via AS3, mas não é díficil.
Para esse caso, considere criar uma Factory de componentes para que vc possa
reaproveitar melhor seu código e não espalhar vários " new Componente()".

Agora, a parte de vc alterar o XML e o Flex se "auto ajustar" não dá. Pq
depois de lido o xml, ele ficará numa variável. Por mais q o arquivo seja
alterado, não tem como vc "avisar" ao Flex q o arquivo mudou. Então,
reconsidere melhor a idéia.

Um abraço, boa sorte.

--
Mário Júnior