Bom, deixe-me ver se entendi tudo até agora e expor o que "ACHO" que dá para
fazer,

De acordo com o que vocês disseram, eu consigo fazer minha aplicação rodar
um mxml mesmo depois de compilado, blz, mas, algo que vocês discartaram, é
que, além do fato de utilizar um XML estático que será regerado via PHP,
posso fazer o próprio PHP gerar um MXML a partir do XML em questão, ou seja.

PHP -> GERA -> XML.
FLEX -> CHAMA -> PHP.
PHP -> LÊ XML -> GERA MXML e RETORNA ao FLEX
FLEX -> COMPILA o novo MXML em CACHE e RETORNA a minha FORM

ou seja, só terei que, toda vez que alterar o meu XML, passar um comando
para o flex recompilar, se não ouver alteração, mantem-se estático.

Bom, pela lógica, está fácil, mas, como vou fazer o FLEX recompilar meu MXML
gerado dinâmicamente sem precisar ligar na INSITE pedindo para que instalem
um Debugger Flash para CentOS?

rsrs.

desculpem a ignorância, sou meio burro nessa parte.

Até porque não teria logica dizer ao meu cliente que ele deve instalar um
Flash Debugger ou um Biblioteca Flex SDK 3.x, embora não seja uma má idéia.