Na verdade até isso é possível.
Vc pode recarregar o XML de configuração do formulário e reconstruir
teu "form" dinâmico.

Eu já usei esta técnica para transferir formulários de aplicações
criadas em outros ambientes e gerar uma 'cópia' em Flex dinâmicamente.
Na verdade eu usei 3 técnicas diferentes a titulo de experimentação:

A) descrição do formulário gerada em XML no backend e código Flex para
interpretar o XML e criar um 'form'  dinâmicamente
B) gerar MXML no backend, chamar o compilador Flex e enviar o .swf
criado (aqui a interpretação da configuração do XML é feita no backend
que gera o MXML)
C) usando o mesmo código (B) mas criando um MXML que é incorporado ao
project Flex, neste caso a conversão XML->MXML é usada só para criar o
fonte MXML inicial.

Atualmente eu uso somente a alternativa (C), para gerar o fonte MXML
inicial, pela simples razão de que nos meus projetos atuais não tenho
a necessidade de formulários dinâmicos.

Mas é possível sim criar o que vc pretente.

abraço,
julio