Eu entendo que você está certo!
Mas esse "milagre" é o único IMHO que pode manter o AS3/MXML com
significado pra manter uma comunidade de desenvolvimento SÓLIDA em torno
dele.

Ou podemos achar que alguma tecnologia vai conseguir se manter só com o
objetivo de ser base pra se fazer cross-compiling / captive runtime?

Até então, a FlashPlatform se vendia apontando que só "um mínimo" (diga-se
Apple/Nokia devices) de mercado não tinha dispositivos capazes de
visualizar conteúdo "Flash".

"DEVELOP ONCE, DEPLOY EVERYWHERE"? (NO MORE)

Se agora AS3/MXML vai ser sinônimo somente de apps, receio que os
desenvolvedores vão acabar descobrindo coisas como o QT (
http://qt.nokia.com/ - open source - que "ainda" não suporta só o iOS),
assim como Appcelerator e OpenPlug e sintam-se melhores...

Então, estou torcendo pra Adobe fazer "O MILAGRE" sim!

Vicente Maciel Junior - @macieljr
Rich Internet Applications Software Architect
Independent Web Developer & Consultant
Adobe Certified Expert / Instructor on ColdFusion and Flex with AIR
Adobe Community Professional
+55 21 8087-8506 MSN: macie...@gmail.com
Software Engineer At: http://www.adpix.com.br
Personal Blog: http://teclandoalto.blogspot.com