Falae gente!

Até que esquentou essa discussão!

Acho que pela primeira vez, discordo do Mario Jr. hehehe.

Eu trabalhei com WAP em meados de 99. Vi como foi o crescimento dessa "era
mobile".
Se fosse para manter simples os browsers para mobile, ficávamos com wap.

Qual foi o maior avanço em web mobile? Renderizar html/css/js! Qual era o
passo seguinte mais esperado? Flash!  O que nunca aconteceu.

Aposto no Flash e na macromedia/adobe desde 99 (até antes, na verdade).
Muito por causa do simples conceito proprietário.

Digo isso para afirmar por que eu não acredito no HTML5 da forma como todos
pensam, pelo mesmo motivo que não acreditava no HTML4 ou mesmo no
Javascript. Puro e simples: Cada empresa implementa do jeito que bem
entende. Cada empresa, tenta fazer "aquela coisa única que só o browser
deles faz!" e isso ferra qualquer desenvolvedor.

Quem não teve problema, no passado, com a tag Embed? Quantos "ifs" de
javascript, até hj, são necessários para um site funcionar em
Opera/FF/Chrome/IE? Deus, hoje temos problema entre versões do IE!

A enorme vantagem real do desenvolvimento flex, é vc não perder tempo com
esses testes de crossbrowser.

Claro, você pode dizer "ah, mas eu acabo tendo esse problema toda vez que
preciso fazer um externalinterface". Como eu sempre digo, se vc ta se
complicando no desenvolvimento em flex, tem alguma coisa errada com o seu
Projeto.

HTML5 será o sucessor do HTML, assim como o CSS3. Como tudo na vida, cada
necessidade tem a sua ferramenta, e acredito que terá uso. Mas não vejo
como "um divisor de águas" ou mesmo um substituto ao flash. O tempo de
maturidade é questão chave em qualquer tecnologia.

Agora, em relação a mobile, eu não instalo nada no meu android que eu possa
acessar pela web. Na verdade, faço isso no desktop também!
Quem vai dizer que realmente precisa do pacote office depois do google docs?

Desde a questão de vírus até a conservação de espaço, ou mesmo a zona que o
SO vai ficando depois de instalar uma pá de aplicativo. Nada realmente me
motiva a instalar um aplicativo a não ser que o funcionamento seja muito
melhor.

Lembro até de uma discussão no passado de o SO ser todo via web, não tendo
absolutamente nada instalado na máquina a não ser um Browser.

Hoje, o hardware não acompanha o software, pelo menos em relação a mobile.
Quantos possuem um dual core em seus bolsos? Infelizmente, a pressão na
adobe para garantir o funcionamento das aplicações é maior do que a
penetração dos novos hardwares, o que faz ela ter de achar alternativas
para se manter viva no mercado.

Em paralelo, surgem novos conceitos de browsers, como o Amazon Silk, que
obrigará muita coisa a mudar.

Eu ainda mantenho, e recomendo, o uso do Flex e do Flash. Assim como
mantenho sempre em mente que cada necessidade possui sua ferramenta, e o
mais importante, o guerreiro não possui arma preferida. Se a tarefa que vc
possui, será melhor realizada com um Applet Java, não adianta dar murro em
ponta de faca.

Esteja sempre atualizado. Conheça o seu ambiente. Entenda o que é o que, e
para o que realmente serve e não siga apenas as tendências e modismos.

Se fôssemos seguir SteveJobs e todos os outros comentários a respeito de
flash, estaríamos fazendo simples animaçõezinhas para banners pelos últimos
15 anos.

Eu hoje conheço e trabalho com pelo menos uma dúzia de linguagens e
tecnologias e o HTML5 é apenas mais uma.

Um dia o Flash irá morrer e ser substituído por algo melhor, mas até agora
não vi nada que se candidate a isso.

Abraços!

Rogério Gonzalez