> Lendo o que vc escreveu acima, fico imaginando com é que serviços como
> o "gmail" trabalham.... que tipo de MTA eles usam?

Falando do pouco que eu sei sobre o que eles usam. Diria que não usam
nada parecido com os MTAs que conhecemos. GMail tem seu proprio MTA
in-house developed e que com certeza é extremamente destribuido, eu
pensaria em layers. Um para cara uma das tarefas e todos conectados a um
storage central. E como tudo que eles usam é provavlmente desenvoldido
lá mesmo eles tem uma flexibilidade muito grande pra integrar coisas e
fazer mudanças on-the-fly.

Com certeza algo muiito bem desenhado!

Vini