On 9/15/07, Evandro Nunes <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
> [...]
[...]
> Portanto, não posso relicencear. Apenas distribuir junto com outra licença,
> como desejar, mas no caso da minha distribuição não ser binária, a licença
> sempre deve ser no mínimo BSD também, certo?

Exato. Podes incluir um trecho de código distribuído sob licença BSD num
código maior, que distribuas sob licença XYZ. Terás, porém, que incluir no
código duas informações de copyright e licença, uma correspondente ao
trecho copiado e outra correspondente ao teu própro código.

[...]
> Então qual o sentido da GPL no caso desse driver atheros hal? Todas as
> "liberdades forçosas" da GPL são "flexibilizadas/permitidas" pela BSD, então
> a GPL acaba não tendo valor. No caso dos Linuxers que fizeram a modificacao,
> querem que a modificacao originada de sua modificacao (nehuma hehe)
> continuem aberta pra sempre. Mas se acompanhar a licenca BSD (e o autor que
> que acompanhe), a BSD permite que qualquer um faca o que quiser, inclusve
> distribuir binary-only. Elas ficam plenamente incomatíveis.

Exemplificaste bem o principal problema: alguns adeptos da GPL tentam
fazer dela uma mecanismo para "inocular" liberdade (ou pelo menos um
conceito muito restrito de liberdade). Quando fazem isso com seu próprio
código estão no seu direito mas mudar a licença de um código alheio sem
permissão é, legalmente, roubo.

O Theo de Raadt veio a Porto Alegre em maio, para o FISL. Tive a chance
de, junto com alguns amigos, ter uma longa conversa de pizza e cerveja
com ele. Isso foi meses antes do incidente discutido agora e ele já estava
preocupado com esse tipo de coisa. O Stallman e a FSF têm divulgado a
mensagem errada há anos, infelizmente com muito sucesso. Isso levou
muita gente ter uma visão quase religiosa do assunto, o que dificulta
muitíssimo a discussão.

--
Carlos A. M. dos Santos