Gostaria de acrescentar meus 2 c...

enum no C eh algo bastante interessante: e nao tem nada a ver com
Enumeration, como os colegas falaram. Eh como em alguns metodos do Swing -
como o setDefaultCloseOperation(int mode) -, de APIs do J2EE - como alguns
do JavaMail, q pedem por Flags.Flag - ou ainda do J2ME - como aqueles q
definem o tipo de uma javax.microedition.lcdui.List (IMPLICIT, EXPLICIT,
MULTIPLE eu acho :-)) - nota: espero q com este exemplo nas tres plataformas
tenha conseguido todo mundo ver uma aplicacao pratica pra enum... :-)

Seria muito bom se nos pudessemos definir um "dominio discreto" para esses
metodos de uma forma pratica, como:

enum ListMode {
    IMPLICIT,
    EXPLICIT,
    MULTIPLE
};

e declarar metodos como:

setListMode(ListMode mode)

q usassem somente essas constantes q poderiam nao ser, na realidade, objetos
"pesados". Ha solucoes equivalentes, como foi falado - o exemplo de
Flags.Flag do JavaMail eh uma boa demonstracao de como implementar isto em
Java - mas nao
com tanta praticidade e rapidez.

Os templates as vezes fazem falta tb, mas a adicao de generics ao 1.4 jah
estah resolvendo isso, assim como as assertions.

Anyway, as principais vantagens do "nosso" Java sobre o C#:

- +5 anos de estrada
- modelo REALMENTE aberto de especificacao
- modelo consistente de seguranca - so a Microsoft acha inseguro... :-)
- internacionalizacao e localization
- base de desenvolvedores em maior numero - nao vale dizer q quem sabe C++
sabe C# pq senao eu digo q sabe Java tb...
- codigo fonte disponivel
- apoio de grandes vendors, como Oracle, Borland, IBM, Nokia, Motorola e
centenas de campeoes da Fortune
- apoio leal dos javaneses - esta eh dificil de bater :-)

A plataforma da Microsoft tem lah suas vantagens, como o conceito de
propriedade built-in, mas embora esteja brincando com o beta, a API ainda eh
bem inconsistente e a learning curve eh muito alta pro pessoal de VB e
C/++ - os mesmos q jah tentam faz tempo migrar pro Java e acham
complicado...

Mesmo q a maioria mude pro .NET e quase aniquile o Java - o q eh muito, +
muito dificil mesmo -, eu vou ficar feliz qdo daki a 5 anos as empresas
tiverem seus sistemas legados em J2EE e ninguem mais conheca a linguagem pra
fazer a migracao e precisar me contratar por 5 vezes mais por hora do q eu
ganho hj... hehe!

Long life to Java!

Michael Nascimento Santos
Sun Certified Programmer for the Java 2 Platform
Analista de Sistemas - Consultor
Moderador SouJava - www.soujava.org.br